sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cinnamonn Rolls, Receita e dicas

Nas férias geralmente me inspiro q faço receitas que necessitam um pouco mais de tempo e dedicação. É o caso dos Cinnamon Rolls, ou, Rolinhos de Canela. São pãezinhos recheados com canela em pó e açúcar, ótimos para o café da manhã ou da tarde.

Você vai precisar de:
Farinha de trigo, açúcar (mascavo ou refinado), fermento biológico seco, leite, ovos, manteiga ou margarina, canela em pó, leite e/ou água, açúcar confeiteiro, sal e extrato da baunilha. 

Primeiro passo: Massa
É praticamente uma massa de pão, vamos aos ingredientes.
1 e 1/5 colher de sopa de fermento biológico seco 
2/3 de copo de leite
1 colher de sopa de açúcar
3 ovos
70 gramas de manteiga ou margarina (eu uso manteiga sem sal geralmente, minha favorita para bolos e massas)
1 colher de chá de sal
1/5 kg de farinha de trigo peneirada (deixa a massa mais fofa e evita bolotas de farinha no meio)
manteiga derretida para pincelar 

Modo de preparo:
Bater a manteiga com os ovos e o açúcar. Acrescente o sal e vá colocando a farinha aos poucos, até incorporar. Eu sempre ouvi que "farinha não se bate", então eu não bato a farinha. Misturo ela com uma colher ou espatula, mas tem receitas pela internet que dizem para bater em velocidade mínima. Aí vai de cada um. Acrescente também o fermento biológico e o leite aos poucos, cuidando para não por de mais. Caso a massa fique muito aguada, vá colocando um pouco mais de farinha até que ela fique homogênea e não grude nas mãos. 
Untar uma bacia limpa, colocar a massa dentro, cobrir com um pano e esperar ela dobrar de tamanho. Tempo: mais ou menos uma hora e meia. Nesse meio tempo eu já deixo tudo organizado para a segunda etapa. 

Segunda Etapa: Recheio
Ingredientes:
2/3 xícara de manteiga derretida (eu geralmente pego uma manteiga de 200g, tiro um terço para a massa e uso o restante aqui)
1 e 3/4 xícara de açúcar (eu uso somente açúcar mascavo, já vi receitas em que se coloca metade de cada tipo e receitas em que se usa somente açúcar refinado)
3 colheres de sopa de canela em pó

Preparo: Colocar tudo em uma panela e deixar no fogo por poucos minutos, somente até o açúcar e a manteiga derreterem. Reservar. 

La Grande Finale 

Após ela ter dobrado de tamanho, numa superfície enfarinhada, coloque a massa e amasse um pouco com as mãos, adicionando um pouco de farinha para que ela não grude na mesa. Abrir a massa com um colo, ao comprido, formando um retângulo. A massa deve ter mais ou menos um centímetro de altura, se ficar muito fina pode rasgar na hora de enrolar. 


Espalhar o recheio em cima com uma colher, faca sem cerra ou espátula. Cobrir toda a massa. Para enrolar, faça-o ao comprido, como se fosse uma rocambole gigante. Depois cortar em cubinhos e colocar em uma forma grande já untada e enfarinhada. (DICA: eu não enfarinho, unto com manteiga derretida misturada com açúcar mascavo e canela, isso forma uma casquinha doce na parte de baixo do pãozinho)
Caso sobre espaço na forma, colocar eles todos juntos no centro, colados, assim eles crescem para cima e não se abrem. 
Assar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, mas a tática do cheiro não falha, quando começar a cheirar, você deve ficar de olho pois estarão quase prontos. 

Depois de assados, tirá-los da forma e colocar em uma recipiente plano. 

Cobertura: 
1 xícara de açúcar confeiteiro
2 colheres de sopa de extrato de baunilha 
1 colher de sopa de canela
Água se necessário

Juntar tudo em um recipiente alto até ficar uma "melequinha viscosa" e, com uma colher, espalhar por cima dos cinnamon rolls ainda quentes. 


Bon Appétit! 

Um comentário: