Quando eu decidi que iria fazer cursinho e tentar uma vaga em uma Universidade Federal, eu nunca imaginei que teria o ano que tive. Me inscrevi no Unificado em março, logo depois de chegar dos Estados Unidos e em seguida comecei as aulas. Eu me sentia mal, no meio do um bando de adolescentes que só faltavam bobagens, cantavam músicas que eu não conhecia (dig din, dig din), falavam de programas de TV dos quais eu nunca havia ouvido falar, as gírias então, eu nem comento. Parecia um retrocesso, voltar as origens, ao colégio, depois de quatro anos.
Jogos de Primavera |
Foi muito difícil, até eu aceitar que estava no Brasil, que as as pessoas não iam ficar do lado direito da escada rolante pra gente poder passar pelo esquerdo, que aqueles adolescentes eram minha única opção de vida social, de diversão e distração. Aos poucos fui conhecendo pessoas legais, pessoas com suas qualidades, de outras cidades ou não e me apeguei a elas. Hoje tenho meus amigos do cursinho, a maioria mais nova do que eu e sei que sentirei falta deles no ano que vem. A vantagem dessa situação é que estamos todas na mesma, todos batalhando pela mesma coisa.
Professor Artur de Geografia tirando nossa tensão |
Essa semana vi o meu nome no listão dos aprovados da Universidade Federal de Santa Maria. Eu andava tão estressada, lutando para não brigar com os meus colegas e familiares todos os dias e, quando vi ali, o meu nome, MEU NOME! Aquela sensação horrível se evaporou, me senti tão bem, tão de repente. Não há nada como lutar por uma coisa e conseguir. E quando coloquei no meu facebook que havia passado, vi quantas pessoas estão do meu lado, um dos meus professores escreveu lá que passar numa federal é quase como nascer de novo, e é bem assim que me senti no dia, um dos melhores dias da minha vida, com certeza.
As pessoas tem medo de começar de novo, de lutar pelo que querem, de “perder” um ano. Bom, meu ano perdido foi um dos melhores pois aprendi muito, tudo aquilo que ignorei no colégio. Descobri como química e física são fascinantes, como a história do Brasil é legal e que a biologia pode ser a matéria mais divertida do mundo!
Hora do intervalo |
Mensalidade do Unificado: muitos reais
Almoço no Palato: R$ 11,50 por dia
Passagens de trem: R$17 por semana
Estudos: 8 a 10 horas por dia
Passar numa universidade federal, não tem preço.
Assim foi o meu ano.
Feliz 2012