sábado, 2 de abril de 2011

Porto Alegre

Dias atrás, endando pelas ruas da capital gaúcha eu me dei conta de como aquela cidade é linda. Durante o dia, o centro da cidade é tomado de pessoas, a multidão vai de um lado para o outro, pessoas apressadas, outras nem tanto. Vendedores gritam as ofertas do seu produto e mendigos balançam a latinha pedindo uns trocados. Entretanto, caminhar por ali, as sete da manhã, é outra coisa. Os mendigos ainda dormem, uma moça lava a calçada da Rener, poucas pessoas caminham por ali. Não tem ninguém gritando, ninguém esbarrando em ti, nem perigo, não precisamos caminhar segurando a bolsa com força, podemos olhar em volta e reparar como Porto Alegre, mesmo deteriorada, é linda. Arquitetura antiga, detalhada. As vezes eu queria ser rica, não bem rica, mas bilhonária, só para reformar estes prédios históricos mal cuidados. Vou-te dizer que é uma cidade muito mais bonita do que qualquer cidade que eu visitei enquanto estava nos Estados Unidos, porém, foi largada aos mau tratos há anos, infelizmente. Tenho fé e acredito que Porto Alegre vá mudar, e para melhor. Volto a tocar no assunto quando estiver bem velhinha, ai digo se mudou ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário