quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novos Amigos

Fiz uma nova amizade. É bom fazer novos amigos, certo? Pois eu adoro!! O meu novo amigo é tão engraçado e ironicamente sincero, que cada vez que ouço suas frases, rio comigo mesma. Ele é cheio de histórias pra contar e o pai dele, é a criatividade em pessoa. O nome do meu novo amigo é Brás Cubas, uma pessoa que há alguns anos eu evitei, começando pelo seu pai, Machado de Assis.
Se queres que um jovem saia correndo, cite o nome de um dos maiores escritores literários que assim acontecerá. Eu era uma, sempre tive medo do homem, parecia meio aterrorizante, ainda mais quando a professora sempre associava ele a psicologia literária. É o pesadelo dos jovens leitores, dos não-leitores então, nem se fala! Quando fui à biblioteca pedir por algum livro e citei um dos de Machado de Assis, a menina que me atendeu só faltou me abraçar, disse que não entende quem só lê livros do tipo O Crepúsculo. Hoje, eu também não.
Voltando a falar do meu amigo Brás, hoje passei quase duas horas em sua companhia. Ele é tão engraçado e cativante que eu fiquei muito feliz de não ter desfrutado de sua ironia quando era mais nova. Não o teria aproveitado de verdade, teria lido às pressas, para logo terminá-lo e fazer a prova de uma vez. Hoje leio com atenção e até torço por ele, quem tanto fez mal no início da história, assim como também, como uma romântica, torcer para que dê tudo certo entre ele e Virgília, mas já sei o final da história e que a minha torcida de nada adiantará.
Agora me faltam umas cem páginas para terminar a história, que já teve fim no primeiro capítulo do livro. O próximo da lista será Luciola, que ouvi dizer boas coisas a respeito. Me foi muito prazeroso conhecer o Brás em suas memórias póstumas, espero logo conhecer a história de Quíncas Borba, já que os amigos de meus amigos são meus amigos. E depois deste, muitos outros. Agora, não esqueça de desligar a TV e ler um livro.

 Paula lendo o segundo livro do Harry Potter na antiga casa da praia no verão de 2002. *--*

3 comentários: